Fim das inscrições em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Fim das inscrições!


A Biologia, a Matemática e a Arquitectura são “artes da mistura”. Existem inúmeras expressões comuns utilizadas nestas três áreas do conhecimento que estão associadas a conceitos fundamentais em cada uma delas. Neste curso, apresentaremos estes conceitos e exploraremos as suas relações interdisciplinares. Serão realizadas saídas de campo em ambientes naturais (Tapada da Ajuda, Jardim Botânico da Ajuda, Jardim Botânico Tropical e Jardim Botânico de Lisboa) e desenvolver-se-ão práticas espaciais de natureza artística inspiradas nessas relações, através da palavra, do esquiço, da fotografia, do vídeo e da performance. O trabalho desenvolvido durante o curso poderá ser apresentado sob a forma de exposição ou publicação, ou ainda integrado em futuros projectos artísticos.

Objetivos

Misturar conceitos fundamentais de Biologia, Matemática e Arquitectura. Desenvolver práticas de investigação científica e artística em ambientes naturais. Criar trabalhos com potencial para exposição ou publicação.

  • Conteúdos

    A estrutura do curso é guiada pela Matemática, com a matéria organizada de forma progressiva, abordando temas como Origem da Matemática, Lógica e Teoria de Conjuntos, Estruturas Algébricas, Grafos, Funções Reais de Variável Real, Superfícies de Revolução, Cónicas e Quádricas. As relações com Biologia e Arquitectura serão exploradas dentro desta organização.


    Em Biologia, a abordagem será estruturada considerando a sua Origem, Escalas, Morfologia Vegetal, Fotossíntese e Luz, Serviços dos Ecossistemas, Funções Biológicas dos Organismos, Biomimética e Biodesign. 


    Em Arquitectura, a abordagem será estruturada considerando a sua Origem, Homo-Scala, Intersecções entre Arte, Arquitectura e Educação, Poética do Corpo e do Espaço, Jogos de Linguagem, Morfologia Espacial, Habitar é Contar, Conversar e Informar, Teoria do Es/Passo, Asterismos e Constelações, Arquitectura como Processo, Papel da d’Obra de Arte, Da Aleg(o)ria da Caverna à Cabana Primitiva na Floresta Negra, Cinco Contos da Arquitectura Moderna, Pós-Moderna e Contemporânea, Imagem como Foto_Síntese, Homo Ludens, Imagem-Espaço, Kit de Objectos Espacialistas, Casas Com e Sem Órgãos, Imedi(a)ções Corporais e Espaciais, Eco Poiesis, Arquitectura é um Obgesto, Errare Humanum Est, Tipologias de Arquitectura e Arte e Espécies de Espaços Geométricos.


    As relações entre os temas e a sua distribuição ao longo das aulas estão representadas, de forma sumária, aqui.

Destinatários

Interessados em cruzamentos interdisciplinares em Biologia, Matemática e Arquitectura (estudantes, profissionais e outros).

Requisitos

Nenhuns

Candidaturas

Abertura - 27 de Março de 2025

Fecho - 31 de Maio de 2025


Quero Candidatar-me!

Tenho credenciais do Portal Fénix do ISA*

Login

Ainda não tenho conta no ISA

Criar conta

*Para quem já possui conta, fazer login e candidatar através da aba "Candidato"

Coordenação e Formadores

Coordenador: Isabel Martins (ISA)


Formadores: Isabel Martins (ISA)

                         João Canilho Santos (BioLab Lisboa) 

                         Os Espacialistas – Colectivo de Arquitectura, Arte e Educação                                         (Luís Maria Baptista e Diogo Castro Guimarães)


Entidades Parceiras: Universidade Lusíada de Lisboa (https://www.lis.ulusiada.pt/)

                                        BioLab Lisboa (https://biolablisboa.pt/)

Formulário de Contacto

Inscreva-se para receber nossa Newsletter