Fim das inscrições em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Fim das inscrições!


A rega em agricultura representa 75% dos usos de água sendo imperioso a sua adequada gestão. A crescente escassez de água, devido aos impactos das alterações climáticas e ao aumento da área regada, tem vindo a impulsionar a adoção de estratégias de rega adequadas a cada conjunto cultura-solo-clima, visando a redução dos consumos de água, o que obriga a uma elevada precisão na estimativa das necessidades de rega, bem como um correto dimensionamento e manutenção dos sistemas de rega. A crescente digitalização da rega e a adoção de novas formas de gestão (ex. rega de precisão) requerem a utilização de software e de sensores para apoio à gestão e controlo da rega, tornando-se assim necessário que os utilizadores adquiram novas competências. A rega em agricultura representa 75% dos usos de água sendo imperioso a sua adequada gestão. A crescente escassez de água, devido aos impactos das alterações climáticas e ao aumento da área regada, tem vindo a impulsionar a adoção de estratégias de rega adequadas a cada conjunto cultura-solo-clima, visando a redução dos consumos de água, o que obriga a uma elevada precisão na estimativa das necessidades de rega, bem como um correto dimensionamento e manutenção dos sistemas de rega. A crescente digitalização da rega e a adoção de novas formas de gestão (ex. rega de precisão) requerem a utilização de software e de sensores para apoio à gestão e controlo da rega, tornando-se assim necessário que os utilizadores adquiram novas competências.

Objetivos

O objetivo deste curso é fornecer o conhecimento necessário sobre conceitos ligados à gestão e condução da rega e ao dimensionamento dos sistemas de rega. Nesta formação pretende-se um equilíbrio entre a consolidação de conceitos na área da rega e a aprendizagem de novos métodos e tecnologias, incluindo as de medição dos fluxos de água nas plantas e no solo e diagnóstico do stress hídrico, interpretação de imagens multiespectrais, incluindo térmicas, bem como a aquisição de conhecimentos na utilização de software para a estimativa das necessidades de rega das culturas e para o projeto de sistemas de rega.

  • Conteúdos

    - Introdução às alterações climáticas.

    - Impactos das alterações climáticas na agricultura e na gestão da água de rega.

    - Cálculo das necessidades de rega das culturas num contexto de mudança climática

    - Seleção cenários de alteração climática; correcção dos desvios e utilização de séries climáticas produzidas pelos modelos climáticos.

    - Avaliação dos impactos e definição de medidas de adaptação: Apresentação e discussão de casos de estudo.

Destinatários

Módulo 1 – obrigatório; restantes módulos podem ser frequentados isoladamente.

-         Módulo 1 – Conceitos fundamentais de rega: continuum solo-planta-atmosfera e noções básicas de hidráulica

-         Módulo 2 – Necessidades de rega: determinação das necessidades de rega de cobertos contínuos e descontínuos em contexto de variabilidade e de alterações climáticas

-         Módulo 3 – Sistemas e equipamentos de rega: constituição, dimensionamento, manutenção e avaliação de sistemas de rega

-         Módulo 4 –Condução da rega: rega visando a otimização da produção, rega deficitária controlada

-         Módulo 5 – Tecnologias emergentes: sensorização da rega e rega de precisão

Estágio/caso de estudo

Requisitos



 

Candidaturas

Abertura - 28 de março 2023

Fecho - 1 de fevereiro de 2024


Quero Candidatar-me!

Tenho credenciais do Portal Fénix do ISA* 

Login

Ainda não tenho conta no ISA

Criar conta

*Para quem já possui conta, fazer login e candidatar através da aba "Candidato"

Coordenação e Formadores

- Isabel Alves

- João Rolim

- Maria do Rosário Cameira

- Teresa Afonso do Paço


Formulário de Contacto

Inscreva-se para receber nossa Newsletter