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O Curso em “Comunicação e Inovação na Gastronomia” tem um modelo baseado no curso CTIC, e destina-se essencialmente a profissionais ligados a todas as áreas da Gastronomia que pretendem ter mais informação em tópicos atuais e que lhes permitam uma visão da Gastronomia mais fundada em conhecimentos científicos transversais que constituirão a base para o desenvolvimento de projetos inovadores na Cadeia de Valor. O envolvimento de vários profissionais da área da Gastronomia (chefs, profissionais de comunicação e profissionais de marketing gastronómico, responsáveis por restaurantes, food techs,  entre outros) assegurará uma estreita ligação ao mundo empresarial da área.

Objetivos

  • Aquisição de conhecimento técnico, científico, histórico e cultural para criação de projetos, novos produtos, receituários, desenvolvimento de novos processos.
  • Aquisição de conhecimento sobre as tendências do mercado e as novas necessidades em termos de comunicação.
  • Conteúdos

    O curso será composto por 10 módulos + um 1 módulo extra. 

    Entre Outubro de 2023 a Julho de 2024 o curso vai contar com 1 módulo em cada mês com 8 horas para cada módulo, em horário pós-laboral, com avaliação no final de cada módulo. O curso completo terá um total de 80 horas de formação e 8 horas extra.


    16, 23, 30 e 31 de Outubro de 2023

    MÓDULO: Inovação em Gastronomia - ingredientes sustentáveis

    Resumo dos conteúdos:

    Tendências alimentares, fontes alimentares alternativas (microalgas e macroalgas, insetos, plantas NUS, leguminosas, excedentes alimentares da restauração e indústria), novas formas de utilização e apresentação dos alimentos (gastronomia 3D, fermentação, reaproveitamento de excedentes).


    06, 13, 20 e 27 de Novembro de 2023

    MÓDULO: Comunicação Gastronómica 1: Marketing digital na comunicação gastronómica para potenciar negócios 

    Resumo dos conteúdos:

    Fundamentos do marketing digital que irão ajudar a criar estratégias e otimizar a comunicação para obter melhores resultados. Características e potencialidades do Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok para comunicar o negócio, produto ou serviço. 


    12, 19, 26 de Fevereiro de 2024

    MÓDULO: Comunicação Gastronómica 2: Comunicar com Estratégia na Gastronomia - aprenda a desenvolver uma plano de ação

    Resumo dos conteúdos:

    Este módulo vai ensinar a criar uma estratégia de comunicação para guiar as ações de forma mais assertiva. 


    8, 11 e 15 de Abril de 2024

    MÓDULO: A importância dos sentidos na Gastronomia: conhecimentos básicos de um provador profissional para utilizar no dia a dia

    Resumo dos conteúdos:  Introdução à ciência sensorial, técnicas de análise sensorial, estímulos que influenciam a experiência sensorial, percepção sensorial e caracterização dos sabores.


    10, 17 e 24 de Abril de 2024

    MÓDULO: Comunicação Gastronómica 3: Escrita gastronómica no digital 

    Resumo dos conteúdos:  Técnicas de escrita persuasiva, capaz de despertar o interesse e atrair o público-alvo nas redes sociais. Estratégias de engagemet. Adequação à linguagem das redes sociais e prática de criação de conteúdos com ferramentas e aplicações de otimização.


    06, 09 e 13 de Maio 2024

    MÓDULO: Para além das esferificações -  ciência e gastronomia uma parceria sustentável 

    Resumo dos conteúdos: O conhecimento científico para potenciar os desafios do dia a dia na cozinha. Contextualização e introdução da ciência dos alimentos nos processos culinários; principais componentes dos alimentos: hidratos de carbono, proteínas, óleos e gorduras e água na cozinha.  Hidrocolóides e as suas utilizações: entender as suas características e aplicações, papel no lado prático da execução da criatividade do chef. Experimentação prática em laboratório ou em casa.


    20, 23, 27 de Maio de 2024

    MÓDULO: Fermentados: tradição e inovação por detrás das receitas

    Resumo dos conteúdos: Introdução aos alimentos fermentados no contexto atual e integrados nas novas tendências de mercado. Papel das fermentações na promoção de alimentos inovadores e saudáveis. Técnicas de fermentação de quatro alimentos fermentados: kombucha, miso, garum e tempê. Os desafios à comercialização: conservação e regulamentação. 


    03, 06 e 13 Junho de 2024

    MÓDULO: Tendências da Coquetelaria: inovações, ingredientes e experiências sensoriais 

    Resumo dos conteúdos: Tendências, técnicas, ingredientes e conceitos de bar inovadores. Criação de uma experiência imersiva para os consumidores. Sustentabilidade e uso consciente de recursos. 


    17, 20 e 24 Junho de 2024

    MÓDULO: Novo contexto de consumo dos vinho na Gastronomia

    Resumo dos conteúdos: Percepção sensorial do vinho e bebidas espirituosas; entendimento do mercado português e das principais regiões vitícolas; novas tendências de consumo; princípios de Pairing Wine & Food e provas.


    01, 04 e 08 de Julho 2024

    MÓDULO: Novos hábitos de  consumo e negócios inteligentes: como adaptar a Gastronomia aos consumidores do futuro e criar projetos inovadores

    Resumo dos conteúdos: Novas perspectivas de abordar os alimentos e a Gastronomia. Como adaptar a gastronomia para satisfazer os  novos consumidores: nutrição e saúde, estilos de vida, storytelling, sustentabilidade, responsabilidade social, consumo ético. Empreendedorismo gastronómico e networking para gerar novos negócios.


    Julho de 2024

    MÓDULO EXTRA: Restaurantes do futuro – sustentabilidade e gestão inteligente 

    Resumo: Restaurantes do futuro, estratégias de sobrevivência às crises. Aspectos relevantes sobre sustentabilidade: práticas de gestão para a qualidade, responsabilidade ambiental e responsabilidade social. Apresentação de casos de sucesso na área da restauração.


Destinatários

Profissionais ligados a todas as áreas da Gastronomia/ público em geral.

Requisitos

Não aplicável. 

Candidaturas

Abertura - 01 de agosto de 2023

Fecho - 30 de junho de 2024


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Coordenação e Formadores

- Gabrielle Muniz ( Meleve - coordenador)

- Catarina Prista (co-coordenador)

- Anabela Raymundo

- Cristiana Nunes

- Mayla Araújo

- Carla Santos

- Flavi Andrade

- Mayara Ávila

- Artur Gomes



curso-cig@meleve.me

 

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