O curso será composto por 10 módulos + um 1 módulo extra.
Entre Outubro de 2023 a Julho de 2024 o curso vai contar com 1 módulo em cada mês com 8 horas para cada módulo, em horário pós-laboral, com avaliação no final de cada módulo. O curso completo terá um total de 80 horas de formação e 8 horas extra.
16, 23, 30 e 31 de Outubro de 2023
MÓDULO: Inovação em Gastronomia - ingredientes sustentáveis
Resumo dos conteúdos:
Tendências alimentares, fontes alimentares alternativas (microalgas e macroalgas, insetos, plantas NUS, leguminosas, excedentes alimentares da restauração e indústria), novas formas de utilização e apresentação dos alimentos (gastronomia 3D, fermentação, reaproveitamento de excedentes).
06, 13, 20 e 27 de Novembro de 2023
MÓDULO: Comunicação Gastronómica 1: Marketing digital na comunicação gastronómica para potenciar negócios
Resumo dos conteúdos:
Fundamentos do marketing digital que irão ajudar a criar estratégias e otimizar a comunicação para obter melhores resultados. Características e potencialidades do Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok para comunicar o negócio, produto ou serviço.
12, 19, 26 de Fevereiro de 2024
MÓDULO: Comunicação Gastronómica 2: Comunicar com Estratégia na Gastronomia - aprenda a desenvolver uma plano de ação
Resumo dos conteúdos:
Este módulo vai ensinar a criar uma estratégia de comunicação para guiar as ações de forma mais assertiva.
8, 11 e 15 de Abril de 2024
MÓDULO: A importância dos sentidos na Gastronomia: conhecimentos básicos de um provador profissional para utilizar no dia a dia
Resumo dos conteúdos: Introdução à ciência sensorial, técnicas de análise sensorial, estímulos que influenciam a experiência sensorial, percepção sensorial e caracterização dos sabores.
10, 17 e 24 de Abril de 2024
MÓDULO: Comunicação Gastronómica 3: Escrita gastronómica no digital
Resumo dos conteúdos: Técnicas de escrita persuasiva, capaz de despertar o interesse e atrair o público-alvo nas redes sociais. Estratégias de engagemet. Adequação à linguagem das redes sociais e prática de criação de conteúdos com ferramentas e aplicações de otimização.
06, 09 e 13 de Maio 2024
MÓDULO: Para além das esferificações - ciência e gastronomia uma parceria sustentável
Resumo dos conteúdos: O conhecimento científico para potenciar os desafios do dia a dia na cozinha. Contextualização e introdução da ciência dos alimentos nos processos culinários; principais componentes dos alimentos: hidratos de carbono, proteínas, óleos e gorduras e água na cozinha. Hidrocolóides e as suas utilizações: entender as suas características e aplicações, papel no lado prático da execução da criatividade do chef. Experimentação prática em laboratório ou em casa.
20, 23, 27 de Maio de 2024
MÓDULO: Fermentados: tradição e inovação por detrás das receitas
Resumo dos conteúdos: Introdução aos alimentos fermentados no contexto atual e integrados nas novas tendências de mercado. Papel das fermentações na promoção de alimentos inovadores e saudáveis. Técnicas de fermentação de quatro alimentos fermentados: kombucha, miso, garum e tempê. Os desafios à comercialização: conservação e regulamentação.
03, 06 e 13 Junho de 2024
MÓDULO: Tendências da Coquetelaria: inovações, ingredientes e experiências sensoriais
Resumo dos conteúdos: Tendências, técnicas, ingredientes e conceitos de bar inovadores. Criação de uma experiência imersiva para os consumidores. Sustentabilidade e uso consciente de recursos.
17, 20 e 24 Junho de 2024
MÓDULO: Novo contexto de consumo dos vinho na Gastronomia
Resumo dos conteúdos: Percepção sensorial do vinho e bebidas espirituosas; entendimento do mercado português e das principais regiões vitícolas; novas tendências de consumo; princípios de Pairing Wine & Food e provas.
01, 04 e 08 de Julho 2024
MÓDULO: Novos hábitos de consumo e negócios inteligentes: como adaptar a Gastronomia aos consumidores do futuro e criar projetos inovadores
Resumo dos conteúdos: Novas perspectivas de abordar os alimentos e a Gastronomia. Como adaptar a gastronomia para satisfazer os novos consumidores: nutrição e saúde, estilos de vida, storytelling, sustentabilidade, responsabilidade social, consumo ético. Empreendedorismo gastronómico e networking para gerar novos negócios.
Julho de 2024
MÓDULO EXTRA: Restaurantes do futuro – sustentabilidade e gestão inteligente
Resumo: Restaurantes do futuro, estratégias de sobrevivência às crises. Aspectos relevantes sobre sustentabilidade: práticas de gestão para a qualidade, responsabilidade ambiental e responsabilidade social. Apresentação de casos de sucesso na área da restauração.